Guia de Implementação da SES GO - EXAME
0.0.1 - draft Brazil flag

Guia de Implementação da SES GO - EXAME - Downloaded Version 0.0.1 See the Directory of published versions

Início

URL oficial: https://fhir.saude.go.gov.br/r4/exame/ImplementationGuide/br.go.ses.exame Versão: 0.0.1
Draft as of 2025-11-25 Nome para computador: SESGOexame

Bem-vindo ao Guia de Implementação Exame.

Introdução

Este guia, juntamente com os perfis da SES-GO, tornou-se a base para os guias de implementação do FHIR no âmbito de Goiás. Esta versão reflete as mudanças nos Dados para Interoperabilidade da SES-GO e os comentários e solicitações da comunidade FHIR da SES-GO. A SES-GO tem se beneficiado dos testes e orientações da Equipe de Gerência e Inovação. Todo o trabalho e esforço contínuo tem colaborado para a documentação do design do Perfil SES-GO, interações, requisitos e diretrizes para acesso aos dados do paciente e demais dados inerentes. Sob a orientação da HL7 e da UFG, o conteúdo se expandirá nas próximas versões para atender às necessidades específicas da SES-GO.

Este Guia de Implementação é baseado na Versão R4 do FHIR. Ele define as restrições mínimas nos recursos FHIR para criação dos Perfis. Os elementos, extensões, vocabulários e conjuntos de valores DEVEM estar presentes e documentados, bem como suas definições, casos de uso e como são utilizados. Também documenta as interações mínimas do FHIR RESTful para cada Perfil SES-GO, a fim de acessar dados referentes aos dados da saúde. Este guia estabelece a "base" dos padrões para promover interoperabilidade e adoção por meio de implementação comum, além de promover uma evolução adicional dos padrões para casos de uso específicos. Existem dois cenários diferentes de utilizar o Guia de Implementação da SES-GO:

Apoio Apenas a Perfis: Sistemas serão desenvolvidos utilizando perfis e artefatos da SES-GO para representar informações clínicas.

Apoio a Perfis + Interações: Sistemas serão desenvolvidos, utilizando tanto a estrutura de conteúdo dos Perfis e artefatos quanto as interações RESTful definidas para um recurso específico.

Objetivo

O guia visa substituir o transporte físico de resultados de exames Este processo digital aumenta tanto a eficiência quanto a segurança. Neste cenário, laboratórios automaticamente enviam exames para a SES-GO, que os disponibiliza por meio do aplicativo MEU PEP. O caso de uso Consultando resultado detalha este fluxo.

Foco inicial

Inicialmente ocorrerá o fluxo de dados dos laboratórios para a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) e, em particular, pelo hemograma completo (primeiro dos exames a serem contemplados). Em momento posterior, com a expansão da integração, a SES-GO atuará como um canal, não apenas para receber, mas também prover informação, trabalhando como meio para o trânsito de dados entre os vários atores da rede de assistência à saúde no Estado de Goiás.

Este guia detalha como os dados de exames são padronizados e transmitidos eletronicamente. Todo o processo segue o padrão internacional FHIR, adotado pelo Ministério da Saúde e alinhado à Política Nacional de Informação e Informática em Saúde, bem como a Estratégia de Saúde Digital do Brasil.

Orientações gerais

  • Os exames contemplados estão disponíveis no menu Exames, iniciando pelo Hemograma. A definição dos dados (payload) é extensivamente coberta para cada exame, assim como a API para envio.
  • Aspectos de segurança são criteriosamente considerados. Todas as interações com a SES-GO fazem uso de mecanismos robustos de segurança.
  • O desenvolvedor de software responsável por integrações com a SES-GO é amparado com vários orientações (veja menu Integrador).

Suporte à Estrutura

Os requisitos do SES-GO Core foram originalmente desenvolvidos, votados e publicados como parte do projteo FHIR de Interoperabilidade da Saúde no estado de Goiás; patrocinado pela Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) e apoiado pela CGIS UFG. O Guia de Implementação documentou segurança e autorização, além da consulta ao Conjunto de Dados Clínicos Comuns de documentos estáticos do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como os principais formulários e objetos da atenção primária à saúde (APS). O SES-GO Core derivou diretamente do FHIR e, eventualmente, o FHIR R4 e o Conjunto de Dados para Interoperabilidade no Estado de Goiás.

Para integrar isso ao Guia de Implementação da SES-GO, precisaremos contextualizar como esses antecedentes influenciaram a estrutura e as diretrizes de implementação do SES-GO no âmbito do FHIR.

Acesso a Exames com Imagens e/ou Laudos

Acesso a Exames com Imagens e/ou Laudos - permite o acesso seguro e controlado a laudos e imagens de exames armazenados no PACS, padronizando o acesso independentemente do local do exame, integrando dados entre diversas unidades de saúde e facilitando a continuidade do cuidado por meio do acesso por profissionais autorizados e pelo aplicativo "Meu PEP", sem incluir exames de análises clínicas ou a edição de laudos já existentes.

Resultado de Exame

Resultado de Exame Laboratorial Simples (RELs)

Resultado de Exame Laboratorial Simples - tem como objetivo a padronização dos dados relacionados aos resultados de exames diagnósticos realizados em laboratórios de análises clínicas, especificamente para exames que geram um único valor de resultado, seja ele qualitativo ou quantitativo. Exemplos incluem a dosagem de glicose sérica, que gera um valor quantitativo, e o teste de dengue, que produz um valor qualitativo, dentre outros. Essa padronização facilita a troca de informações entre o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (LACEN-GO), laboratórios privados e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) por meio do HubSaúde.

Resultado de Exame Laboratorial Composto (RELc)

Resultado de Exame Laboratorial Composto (RELc) - tem como objetivo a padronização dos dados relacionados aos resultados de exames diagnósticos compostos, realizados em laboratórios de análises clínicas.