Guia de Implementação da SES GO - Saúde da Mulher
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ValueSet: Tipo de Atendimento

URL oficial: https://fhir.saude.go.gov.br/r4/saude-mulher/ValueSet/tipo-atendimento Versão: 0.0.4
Active as of 2025-09-01 Nome para computador: TipoAtendimento

Tipo de Atendimento.

Referências

Logical Definition (CLD)

Generated Narrative: ValueSet tipo-atendimento

 

Expansão

ValueSet

Expansion performed internally based on codesystem Tipo de atendimento v0.0.4 (CodeSystem)

This value set contains 5 concepts

CodeSystemDisplay (pt-BR)Definition
  1https://fhir.saude.go.gov.br/r4/saude-mulher/CodeSystem/tipo-atendimento

São consultas que constituem ações programáticas individuais, direcionadas para os ciclos de vida, doenças e agravos prioritários, as quais necessitam de acompanhamento contínuo. Como exemplo, o cuidado dispensado às gestantes, crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes), etc.

  2https://fhir.saude.go.gov.br/r4/saude-mulher/CodeSystem/tipo-atendimento

É toda consulta realizada com agendamento prévio. É oriunda da demanda espontânea ou por agendamento direto na recepção, de caráter não urgente e que não foi atendida no mesmo dia da procura, mas agendada para outro dia. Por exemplo, casos de lesões de pele, sem sinais flogísticos ou infecciosos; queixas inespecíficas de fadiga; cansaço; cefaleia crônica; mudança ou início de medicação anticoncepcional etc.

  4https://fhir.saude.go.gov.br/r4/saude-mulher/CodeSystem/tipo-atendimento

Refere-se à escuta realizada por profissional de nível superior no momento em que o usuário chega ao serviço de saúde, relatando queixas ou sinais e sintomas percebidos por ele. Não inclui as orientações de fluxos dentro da UBS. Durante o acolhimento e a escuta, o profissional, quando possível, irá resolver o caso por meio de orientação. Caso contrário, poderá ser realizada a classificação de risco e análise de vulnerabilidade para as devidas providências, por exemplo, encaminhamento para consulta no mesmo dia ou data posterior.

  5https://fhir.saude.go.gov.br/r4/saude-mulher/CodeSystem/tipo-atendimento

É a consulta que é realizada no mesmo dia em que o usuário busca o serviço, de caráter não urgente. Pode representar também a consulta realizada no dia por haver disponibilidade na agenda do profissional. Como exemplo, quadros com sintomas de dor de grande intensidade ou que não têm indicação de aguardar agendamento para outro dia, como dor lombar, dor na garganta, sintomas urinários etc. Outra indicação de atendimento no mesmo dia pode estar relacionada com a vulnerabilidade social ou psíquica do usuário.

  6https://fhir.saude.go.gov.br/r4/saude-mulher/CodeSystem/tipo-atendimento

É o atendimento realizado ao usuário quando há possibilidade de agravamento do quadro ou risco de vida e que determina a necessidade de assistência imediata para alívio do sofrimento físico e/ou psíquico, recuperação do estado de saúde, estabilização/suporte de vida e/ou encaminhamento a outro ponto da rede quando necessário. Como exemplos, casos de dor torácica, sintomas e/ou sinais neurológicos, urgência hipertensiva etc.


Explicação das colunas que podem aparecer nesta página:

Nível A few code lists that FHIR defines are hierarchical - each code is assigned a level. In this scheme, some codes are under other codes, and imply that the code they are under also applies
Sistema A fonte da definição do código (quando o conjunto de valores faz uso de códigos definidos em outro lugar)
Código O código conforme deve ser utilizado em uma instância de um recurso.
Exibição O que deve ser exibido (usado no elemento display de Coding). Se não há definição do que exibir, implementadores não devem simplesmente exibir o código, mas mapear o conceito em sua aplicação.
Definição Uma explicação do significado do conceito.
Comentários Informações adicionais acerca de como fazer uso do código