Guia de Implementação da SES GO - CORE
0.0.1 - draft Brazil flag

Guia de Implementação da SES GO - CORE - Local Development build (v0.0.1) built by the FHIR (HL7® FHIR® Standard) Build Tools. See the Directory of published versions

CodeSystem: Povos e comunidades tradicionais

Official URL: https://fhir.saude.go.gov.br/r4/core/CodeSystem/povos-comunidades-tradicionais Version: 0.0.1
Active as of 2024-09-21 Computable Name: PovosComunidadesTradicionais

Categoriza diferentes grupos de pessoas em termos de sua relação com o ambiente em que vivem ou trabalham. As categorias englobam povos ou comunidades tradicionais

This Code system is referenced in the content logical definition of the following value sets:

Generated Narrative: CodeSystem povos-comunidades-tradicionais

This case-sensitive code system https://fhir.saude.go.gov.br/r4/core/CodeSystem/povos-comunidades-tradicionais defines the following codes:

CodeDisplayDefinition
180 Andirobeiras Mulheres que coletam e beneficiam as sementes da andiroba, uma árvore da Amazônia, para produzir óleo medicinal e cosmético.
157 Agroextrativistas Comunidade que trabalha com a união de práticas agrícolas de baixo impacto e alto valor social, com a extração de produtos nativos.
179 Acampada Implica em dormir e pernoitar em barracas, trailers, ou até mesmo a céu aberto, em contato direto com a natureza.
182 Assentada Famílias de trabalhadores rurais sem condições econômicas de comprar um terreno para produção. Regularizado pelo governo estadual ou federal, reúne famílias produtoras em terras inutilizadas.
158 Caatingueiros Povos que habitam a região semiárida do Nordeste e que desenvolvem atividades como agricultura familiar, criação de animais, extrativismo vegetal e artesanato.
159 Caiçaras Comunidades litorâneas que vivem no Sudeste e Sul do Brasil, que praticam a pesca artesanal, a agricultura de subsistência e o manejo da mata atlântica.
184 Castanheiras Mulheres que coletam e beneficiam as castanhas-do-pará, uma das principais fontes de renda e alimento das populações da Amazônia.
185 Catadores de Mangaba Comunidades que vivem nas áreas de ocorrência da mangabeira, uma árvore frutífera típica do Cerrado, da Caatinga e da Mata Atlântica, e que dependem da coleta e do processamento da mangaba para sua sobrevivência.
183 Camponeses
161 Ciganos Povos de origem indiana, europeia e africana que se caracterizam pela mobilidade territorial, pela diversidade cultural e pela resistência à discriminação.
163 Extrativistas Povos vivendo em diferentes biomas do Brasil e que exploram os recursos naturais de forma sustentável, como frutos, sementes, óleos, fibras, látex, mel, entre outros.
164 Faxinalenses Comunidades que vivem no Paraná e que praticam um sistema agroflorestal coletivo, baseado na criação de animais soltos nos faxinais, áreas de mata comunitária.
165 Geraizeiros Comunidades que vivem no Parque Nacional das Emas, em Goiás, e que praticam a agricultura familiar, a criação de animais e o artesanato.
187 Jangadeiros Os jangadeiros são populações tradicionais que conduzem e utilizam a jangada como embarcação.
170 Povos Indígenas Povos indígenas Definição: Povos que habitavam o Brasil antes da chegada dos colonizadores europeus. Possuem diferentes culturas, línguas, costumes e tradições.
186 Isqueiros Comunidade tradicional que vive no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Sua cultura é marcada pela produção de carvão vegetal, criação de gado e artesanato em madeira.
189 Morroquianos Povo tradicional que vive na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais. Sua cultura é marcada pela agricultura familiar, criação de gado e produção de artesanato em pedra-sabão.
166 Marisqueiros Grupo de pessoas que realizam de forma artesanal a coleta de mariscos (moluscos e crustáceos) presentes nos manguezais e bancos de areia.
167 Pantaneiros Povo tradicional que vive no Pantanal Mato-Grossense. Sua cultura é marcada pela pecuária extensiva, pesca artesanal e manejo de recursos naturais.
168 Pescadores artesanais Grupo social tradicional que se dedica à pesca artesanal em diversas regiões do Brasil. Sua cultura é marcada pelo conhecimento profundo dos ambientes aquáticos e pelas técnicas tradicionais de pesca.
169 Pomeranos Grupo étnico de origem alemã que imigrou para o Brasil no século XIX. Sua cultura é marcada pela língua pomerana, culinária típica, música e danças folclóricas.
176 Povos de Terreiro Comunidades que se reúnem em terreiros de candomblé, umbanda e outras religiões afro-brasileiras para celebrar seus cultos e manter viva sua cultura.
172 Quebradeiras de Coco Babaçu Grupo social tradicional composto por mulheres que se dedicam à coleta e quebra do coco babaçu, uma palmeira nativa do Maranhão e do Piauí. Sua cultura é marcada pelo conhecimento profundo da floresta e pelas técnicas tradicionais de manejo do babaçu.
171 Quilombolas Comunidades formadas por descendentes de escravos que fugiram das fazendas e se refugiaram em áreas remotas, preservando sua cultura afro-brasileira, seus costumes e suas tradições.
173 Retireiros Comunidade tradicional que vive em áreas de extração de madeira no Brasil. Sua cultura é marcada pelo conhecimento profundo da floresta e pelas técnicas tradicionais de manejo florestal.
174 Ribeirinhos Comunidades que vivem às margens dos rios e lagos do Brasil, e que dependem da pesca artesanal, da agricultura de subsistência e do manejo dos recursos naturais para sua sobrevivência.
175 Seringueiros Grupo social tradicional que se dedica à extração do látex da seringueira na Amazônia. Sua cultura é marcada pelo conhecimento profundo da floresta e pelas técnicas tradicionais de extração do látex.
193 Trabalhadores rurais assalariados
194 Trabalhadores rurais temporários Trabalhadores rurais que recebem salário, mas que trabalham apenas uma parte do ano, é o que acontece nas colheitas.
177 Vazanteiros Comunidades que vivem às margens dos rios da Amazônia e que se adaptam ao ciclo de cheia e vazante para a pesca, a agricultura e a extração de recursos naturais.
178 Outros Demais povos e comunidades tradicionais.