Guia de Implementação da SES GO - EXAME
0.0.4 - draft Brazil flag

Guia de Implementação da SES GO - EXAME - Local Development build (v0.0.4) built by the FHIR (HL7® FHIR® Standard) Build Tools. See the Directory of published versions

Casos de uso

O principal objetivo do caso de uso 'Consultando resultado' é proporcionar aos cidadãos acesso rápido e seguro aos resultados de seus exames. Este acesso será unificado, independente do laboratório no exame foi realizado. Abaixo é detalhado este caso de uso para o hemograma completo, contudo, ele serve como modelo para a interação de diversos outros tipos de exames laboratoriais.

Os passos incluem a coleta de amostra, registro do resultado no sistema do laboratório, envio do resultado para a SES-GO e disponibilização do resultado para o cidadão pelo aplicativo Meu PEP. Com isso, o cidadão pode acessar seus resultados de exames de forma simples, ágil e segura, reduzindo custos e melhorando a experiência do paciente, dentre outros benefícios, destacados ao final.

Passo 1: amostra é coletada para exame

O senhor Pedro se dirige a um Laboratório de Análises Clínicas para coleta de sangue. A amostra é coletada.



Passo 2: biomédica registra o resultado no sistema

A análise é feita pela biomédica Joana, que registra o resultado no sistema do laboratório.



Passo 3: sistema do laboratório envia resultado para a SES-GO

O sistema do laboratório envia eletronicamente o resultado registrado pela Joana para a SES-GO. Tecnicamente esta transferência é detalhada em um Guia de Implementação hemograma. Os exames enviados são verificados pela SES-GO com foco na segurança do paciente e disponibiliza o resultado para o seu Pedro pelo aplicativo Meu PEP.



Passo 4: cidadão consulta resultado

Imediatamente após disponível no Meu PEP, o seu Pedro
poderá ter acesso ao resultado.


Benefícios

  1. Simplicidade: ponto único de acesso aos exames para o cidadão, independente de quem os produziu.
  2. Agilidade: usuários do Meu PEP poderão acessar seus respectivos hemogramas poucos minutos após serem liberados pelos laboratórios.
  3. Disponibilidade: a informação estará disponível para consulta posterior, mesmo que o laboratório que a produziu tenha interrompido suas operações.
  4. Segurança: a autenticação via GovBR é apenas um dos aspectos visando a segurança do paciente.
  5. Redução de custos: redução de exames desnecessários e de impressão de resultados, além de outros benefícios indiretos.